Descubra o seu perfume ideal.

By

Os perfumes revelam a nossa personalidade, despertam as mais variadas emoções e tem o poder de aumentar a confiança de quem o usa. Estes são motivos mais do que suficientes para que um perfume possa ser considerado um dos melhores aliados de uma mulher.

Acha que é exagero? Então recuemos até ao ano 1953, altura em que questionaram Marylin Monroe sobre o que ela  vestia para dormir e a resposta da famosa estrela de cinema foi: “algumas gotas de Chanel n°5″

perfumesAproveitando a deixa desta diva, vamos apresentar aqui algumas dicas que poderá ter em conta ao comprar um novo perfume para si ou para oferecer a alguém especial:

Lembre-se de que cada pele é única
Evite comprar o mesmo perfume que adorou cheirar na sua colega de trabalho, porque o cheiro que um aroma deixa na pele de uma pessoa é quase que único e influenciado por vários factores, tais como o perfil genético, a transpiração da pessoa, a cor da pele, os hábitos alimentares e até mesmo a própria composição do perfume – visto que fragrâncias com base alcoólicas evaporam, inclusivamente, de maneiras diferentes ao longo do dia.

Água de colónia, “eau de toillet” ou “eau de parfum”?
Muitas pessoas não sabem distinguir, mas é importante saber que as diferenças entre cada um dos tipos variam a causa da quantidade de essência que possuem e, consequentemente, vai afectar a duração do seu cheiro na pele. Assim sendo, as colónias, ao serem menos concentradas, possuem um aroma mais efémero, daí a sua utilização tradicionalmente após o banho ou antes de dormir. Já quando falamos de “eau de toillet” é uma espécie de meio termo, ideal para uso diário, enquanto que  a “eau de parfum” é o aroma mais forte e concentrado de todos, indicado para usar em ocasiões especiais e festas, porque tem um odor mais forte e duração bastante superior.

Procure experimentar tudo com calma
É possível que não saiba, mas para descobrir o verdadeiro resultado de um perfume é necessário testar o cheiro após uma hora da sua aplicação. Isto tem um motivo, é porque só depois deste tempo que a difusão da fragrância começa a ficar completa. Deve evitar também testar perfumes após ingestão de comidas pesadas ou a prática de exercícios físicos (para não alterar a percepção do aroma) e o ideal é que jamais experimente mais de três perfumes diferentes ao mesmo tempo, porque está cientificamente comprovado que o nariz não vai conseguir distingui-los correctamente e poderá obter uma ideia errada do perfume.

Conheça os melhores pontos onde aplicar o perfume
Para testar um perfume, convém usar sempre o pulso, porque o calor desta parte do corpo acentua a fragrância ao acelerar a evaporação. Contudo, no momento de aplicar o perfume para o seu dia-a-dia, para além do pulso, procure optar por outras zonas de maior irrigação sanguínea, como por exemplo a nuca, a parte de trás das orelhas, as dobras dos braços e a parte de trás dos joelhos. Também é importante mencionar que para perfumar os cabelos, é recomendado aplicar umas gotas na raiz e escovar de seguida.

Evite esfregar ou espalhar o perfume
É muito comum as pessoas espalharem o perfume pelo resto do corpo com a ideia de espalhar mais o aroma e aumentar a eficácia. No entanto, o que ocorre na realidade é que essa fricção vai danificar as moléculas da fragrância e poderá mesmo causar efeitos aromáticos indesejáveis, muito diferentes daquilo que esperamos.

Combine os seus perfumes com a estação do ano e varie
É um facto pouco conhecido por todas as pessoas, mas o clima, a hora do dia e a estação deveriam ser tidos em conta na hora de escolher e de usar um perfume, visto que um excelente aroma para uma noite de Inverno pode não ser a melhor opção para um dia de Verão. Uma boa forma de escolher os perfumes a adquirir é pensar que os mais frescos (florais, lavanda, cítricas) combinam perfeitamente com as épocas diurnas e de calor.

Saiba neste artigo como escolher quais os perfumes mais adequados para o Outono.

Poderá também gostar de ler este artigo sobre a constituição e características dos perfumes.

You may also like