Tudo sobre as famílias olfativas dos perfumes

By

O modo como se seleccionam, processar e combinar os ingredientes que compõe um perfume, são a chave para este se tornar um perfume único.

Como um maestro que dirige a sua orquestra, o perfumista fez uma história em torno de um tema. Esse tema terá que ser tomado em conta aquando da seleção do “acorde dominante”, porque este irá determinar a família do perfume, enquanto os acordes ou notas deve determinar o lado da subfamília. Ou seja, que sendo aromas únicos, também compartilham determinadas características.

perfumesOs perfumes possuem uma estrutura que se dividem em três fases:

Nota de topo ou nota de cabeça é geralmente leve e consistem de citrinos e ingredientes aromáticos, mas não exclui que o mestre perfumista possa explorar e experimentar fora dessa estrutura. As notas de topo são as que determinam a primeira impressão que nos dá um perfume, o seu objectivo é impactar aqueles que cheiram. Estas notas por norma não duram mais do que quinze minutos, e começam a notar-se após cerca de 30 segundos de aplicar a fragrância.

Notas médias, também conhecidas como notas de coração, tem os principais ingredientes da fragrância e determina o espírito real do perfume. O seu aroma denota-se minutos após a aplicação e pode durar até quatro ou cinco horas, até que começa a ser superado pelas notas de fundo.

Notas de fundo ou nota de corpo (também denominadas notas de base): São os ingredientes que se encarregam de fixar o aroma de um perfume. Estas notas são o fixador do perfume, o que permite que a fragrância possa perdurar durante várias horas ou mesmo dias. A sua função é fixar os componentes das notas anteriores.

Esta é a estrutura sobre a qual o mestre perfumista trabalha, combinando notas diferentes para formar a sinfonia de perfume original e especial.

Mas enquanto você pode fazer uma composição através da mistura de todas as notas que você quer, também deve dar um sentido à criação.

Por exemplo, imagine que você está a assistir a um filme romântico, na cena do beijo, e de repente chuta a porta o RAMBO e começa um tremendo tiroteio, depois disso, vem um marciano e sequestra os protagonistas, e, finalmente, disfarçados acabam cantando no final.
Não é um tanto estranho?
Por esta razão, os filmes são um género, pode ser ação, drama, comédia ou outros, mas não pode misturar demasiado os géneros, e se o fizerem, deve ser feito de maneira muito subtil. O mesmo acontece com os perfumes, sendo que neste caso os géneros denominam-se de família olfativa.

Um perfume é composto de notas diferentes, que são parte de uma família olfativa, e isso é o que dá a fragrância a qualificação do seu género.
Claro que o perfumista pode usar notas de diferentes famílias no mesmo perfume, mas a habilidade do mestre perfumista é fazer com que entre eles combinem bem para evitar o “Rambo que interrompeu o beijo”!

Perfumes Portugal a melhor escolha para comprar perfumes online!

You may also like